A cidade de Foz do Iguaçu, localizada no Oeste do Paraná, recebeu na noite da quinta-feira (14), uma doação do Jornal do Líbano de 40 mil medicamentos. A doação Atef Manah e Ali Tiba marca uma série de doações que o jornal fará para as localidades onde vivem libaneses no Brasil. Cada uma levará o nome de um libanês que se destacou dentro da comunidade. As doações para o Líbano serão coordenadas junto ao corpo diplomático libanês, no próximo mês, em Brasília.
O evento foi marcado por muita emoção. A doação levou o nome de dois grandes libaneses da tríplice fronteira entre o Brasil, Argentina e Paraguai. As filhas de Atef Manah e Ali Tiba, causaram comoção ao falarem sobre os pais.
A DOAÇÃO ATEF MANAH E ALI TIBA
A doação teve uma entrega simbólica e logo depois, as caixas foram encaminhadas para Secretaria de Saúde e serão distribuídas para os atendimentos da população nas 39 Unidades de Saúde da cidade e para o Hospital Municipal Padre Germano Lauck.
Atef Manah e Ali Tiba eram conhecidos pelos trabalhos que faziam em prol não só da comunidade libanesa, mas de todos que necessitavam de ajuda. O nome da doação foi escolhido baseado no legado deixado pelos dois libaneses.
Atef Manah morreu na cidade de São Paulo, no dia 21 de maio de 2017. A sua partida causou grande comoção no Líbano, no Paraguai e dentro da comunidade libanesa que vive no Brasil, a maior no mundo.
Ele foi a maior liderança libanesa na tríplice fronteira e deixou órfãos não só os familiares, mas os amigos e os admiradores. Cinco anos após a sua morte, Atef Manah, nascido em Baaloul, segue vivo para aqueles que puderam conhecê-lo.
Ali Tiba morreu no dia 02 de abril de 2021, em Foz do Iguaçu, em decorrência da covid-19. A sua morte abalou todos os membros da comunidade árabe da região. Foi um dia de muita tristeza em tempos de tantas incertezas provocadas pela pandemia. O libanês foi um grande empreendedor e tornou-se um forte empresário no Paraguai. Nascido em Beirute, Ali Tiba deixou uma legião de amigos no Brasil, no Paraguai e por todos os lugares que passou.
TURISMO E LIBANESES
O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, aproveitou o momento para contar aos presentes, que a comunidade libanesa de Foz ganhará um monumento na região central da cidade. A obra de arte será criada por um artista libanês. A iniciativa é da Secretaria de Turismo de Foz e conta com o apoio do Jornal do Líbano. Mais uma forma encontrada de agradecer o acolhimento do município aos libaneses, que formam a segunda maior comunidade libanesa no Brasil.
MULHERES E EMPREENDEDORISMO
A presidente do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Associação Comercial de Foz do Iguaçu, Mônica Doerner, esteve presente no evento e reforçou o convite para que as mulheres da comunidade árabe participem do Conselho e se transformem em grandes lideranças no município.
Hoje, o Conselho da Mulher é muito ativo e se destaca no fortalecimento do empreendedorismo feminino no estado do Paraná.
Fonte: Jornal do Líbano